buscapé

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Homem de Ferro 3 trava a primeira batalha: contra os cinemas


Disney, estúdio responsável pelo filme, quer maior participação na bilheteria e redes de cinema resistem.

Filme "Homem de Ferro 3"
"Homem de Ferro 3": raios estão voando antes mesmo da estreia do filme
São Paulo – Mesmo sem ter estreado, o Homem de Ferro já enfrenta sua primeira batalha. Os adversários da vez podem não ter superpoderes, mas suas credenciais prometem uma boa briga. Trata-se de duas das maiores redes de cinema dos Estados Unidos: a Regal e a AMC. Juntas, elas operam cerca de 12.000 salas em 881 praças de cinema nos Estados Unidos.
Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, a discórdia refere-se à divisão da bilheteria entre aDisney, estúdio que produziu Homem de Ferro 3, e as redes de cinema.
Tradicionalmente, a renda costuma ser dividida praticamente meio-a-meio entre os estúdios e os exibidores, mas a Disney quer uma fatia maior da bilheteria desta vez. Executivos das redes não detalharam, ao WSJ, o percentual pedido pelo estúdio, mas observam que é “muito maior” do que qualquer outro.
Geralmente, os estúdios ficam com uma fatia maior da bilheteria na semana de estreia de um filme. Nas semanas seguintes, porém, essa porcentagem tende a cair, em favor das salas de cinema, a fim de incentivar os exibidores a manter o filme em cartaz por mais tempo.
Armadura dourada
Nos Estados Unidos, a estreia de Homem de Ferro 3 está programada para 3 de maio. A briga em torno da bilheteria mostra o tamanho da expectativa ao seu redor.
Em 2008, o primeiro filme da franquia faturou, na semana de estreia, 102 milhões de dólares nos Estados Unidos. Dois anos depois, o segundo título ampliou essa arrecadação para 128 milhões de dólares, segundo o site americano The Numbers, especializado em cinema.
No total, Homem de Ferro 1 faturou 318 milhões de dólares somente nos Estados Unidos. Sua continuação rendeu 312 milhões. No mundo todo, as duas películas somaram 1,2 bilhão de dólares, para um custo total de 356 milhões – o que mostra o potencial de lucro da franquia.
Como sabem os fãs mais fiéis do herói, sua armardura é feita com uma liga de titânio e ouro. Muito ouro, a  julgar pela briga em torno da bilheteria do terceiro filme.